Criando uma nova textura

Crie texturas personalizadas através do Administrador de Recursos, e depois aplique-as aos objetos 3D para dar uma aparência mais realística à um modelo.

Se você está planejando pré-visualizar sua cena com o programa Vision, use este fluxo de trabalho para garantir que suas texturas pareçam realistas no Vision: Preparando Texturas de Alta Qualidade no Vectorworks para Exportar para Vision 2021.

Para criar um recurso de textura:

No Gerenciador de recursos, clique em Novo Recurso, selecione Tipo de Linha e clique em Criar. Como alternativa, no Administrador de Recursos, selecione Mosaicos na lista de tipos de recursos na barra de ferramentas e clique em Novo Mosaico.

A janela de diálogo Editar Textura abrirá. Especifique os parâmetros de sombreamento.

Clique para mostrar / ocultar os parâmetros.Clique para mostrar / ocultar os parâmetros.

Parâmetro

Descrição

Nome

Define o nome do recurso de textura.

Shaders

Permite escolher o tipo de shader ou combinação de shaders a ser usado, e definir os parâmetros do shader.

Cor

Os shaders de cores aplicam uma cor ou padrão à superfície de um objeto. Selecione um shader de cor a partir da lista de shaders disponíveis, ou selecione Atributo para usar a cor de preenchimento do objeto como cor para a textura. Shaders baseados em imagens requerem a seleção de um arquivo de imagem. Depois de selecionar o sombreador, clique em Editar para editar os Parâmetros de shader de cor.

Reflexividade

Os shaders de reflexividade controlam a quantidade de luz refletida de uma superfície. Selecione um shader de reflexividade a partir da lista de shaders disponíveis (ou selecione Nenhum para excluir esta propriedade da textura). Shaders baseados em imagens requerem a seleção de um arquivo de imagem. Depois de selecionar o shader, cliqueEditareditar oParâmetros de shader de reflexividade.

Transparência

Os shaders de transparência controlam a transparência ou opacidade da superfície. Selecione um shader de transparência a partir da lista de shaders disponíveis (ou selecione Nenhum para excluir esta propriedade da textura). Shaders baseados em imagens requerem a seleção de um arquivo de imagem. Os shaders de transparência por máscara criam uma máscara transparente a partir de uma imagem com base nas configurações especificadas. Depois de selecionar o shader, cliqueEditareditar oParâmetros de shader de transparência.

Relevo

Shaders de relevo aplicam uma textura com relevos ou dimples na superfície de um objeto. Selecione um shader de relevo a partir da lista de shaders disponíveis (ou selecione Nenhum para excluir esta propriedade da textura). Shaders baseados em imagens requerem a seleção de um arquivo de imagem. Depois de selecionar o sombreador, clique em Editar para editar os Parâmetros do Shader do Relevo.

Tamanho

Define o tamanho (em medidas reais) de cada repetição da textura. Def. pela Imagem

Se estiver aplicando um shader de tijolo, especifique se deseja ajustar as dimensões do tijolo proporcionalmente para corresponder à alteração do tamanho da textura.

Definir pela  Imagem

Para texturas baseadas em imagem, abre a janela de diálogo Definir Tamanho da Imagem para definir o tamanho da textura por um segmento de linha medida na imagem. Se vários shaders baseados em imagem forem usados, você será solicitado a selecionar primeiro a imagem do shader.

Na janela de diálogo Definir Tamanho da Imagem, arraste para posicionar as extremidades do segmento de linha conforme desejado e, a seguir, insira o tamanho real do segmento. Se necessário, use a roda do mouse para dar um zoom ou clique e segure o botão da roda do mouse para girar.

Sombras

 

Gerar sombras

Permite que objetos com essa textura possam projetar sombras (para modos de renderização que mostram sombras)

Receber sombras

Permite que objetos com essa textura possam receber sombras (para modos de renderização que mostram sombras)

Hachura de Superfície

Exibe o nome do recurso da hachura de superfície atual, para uso em render e linha escondida com hachuras de superfície. Hachuras de superfície são um dos aspectos de texturas.

Editar Hachura de Superfície

Abre a caixa de diálogo Editar hachura de superfície para selecionar a hachura de superfície a ser associada à textura e para alinhar e registrar a hachura e a textura da superfície (veja Edição de hachuras de superfície )

Opções de Preview

A janela de Preview mostra em tempo real, em um objeto modelo, o resultado da textura respeitando as propriedades e as dimensões selecionadas nestes campos de opções

Controles de Preview

Ajusta a posição de visualização e ampliação. Clique no ícone da mão e arraste o preview para a localização desejada. Clique em Mais zoom ou Menos zoom e, a seguir, clique e arraste para criar um letreiro; isso aumenta ou diminui o zoom em uma seção específica da visualização. Clique no último botão (parte inferior da paleta) para enquadrar a imagem do objeto modelo inteiro dentro da janela de preview. (De acordo com o Tamanho do Objeto).

Forma do Modelo

Selecione a partir da lista a forma desejada para o modelo de preview da textura; para shaders procedurais (ou seja, não baseados em imagens), o modelo Plano é automaticamente assumido para gerar um preview para render OpenGL que se aproxime ao visual do shader sólido

Tamanho do Modelo

Define qual o tamanho do modelo usado como preview do shader

Caixas de Seleção do Shader

Selecione para ter um preview do shader associado; deselecione para excluir a propriedade respectiva do preview da textura

Opções de Iluminação Indireta

Abre a caixa de diálogo Opções de textura de iluminação indireta, para definir substituições para a textura quando o modelo é renderizado com iluminação indireta (veja Definindo Opções de Iluminação). Especificar como a textura irá receber e emitir luz, e se a textura será usada como um portal para a transferência de luz, como janelas externas.

A configuração do Portal afeta apenas apresentações que usam iluminação indireta e céu físico ou fundos de imagens panorâmicas para iluminação.

Reverter

Retorna os parâmetros da textura para os ajustes originais, desfazendo quaisquer alterações.

A textura passará a ser mostrada no Administrador de Recursos e será salva junto com o arquivo (o preview da textura no Admin. de Recursos utiliza o modelo Plano de preview com o dobro do tamanho real da textura para facilitar a identificação).

Usando uma imagem em um shader de textura

Parâmetros de shader Renderworks

Editando texturas e shaders

 

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